Abertura de sessão plenária:
O presidente, vereador Toninho da Laje, iniciou a audiência pública com o Tema Políticas Públicas de Atendimento às Pessoas com Autismo em Lagoa da Prata com a expressão "Há número legal, sob a proteção de Deus, declaro aberta a Audiência Pública. Estamos transmitindo nossa audiência por meio da Rádio Veredas FM e página da Câmara Municipal no Facebook e no Youtube." Comunicou que a sessão estava sendo traduzida para a língua brasileira de sinais (Libras). Em seguida convidou para compor a mesa: O Prefeito, Di Gianne de Oliveira Nunes; o Promotor de Justiça da 2ª Promotoria de Lagoa da Prata Dr. Romero Solano De Oliveira Magalhães, que atua em defesa da Saúde Pública e das Crianças e Adolescentes; e representando as pessoas com autismo, o jovem Luca Oliveira Machado.
Após, o presidente registrou a presença da Secretária de Saúde, Sabrina Elen de Novaes; da Secretária de Educação, Adriana Aparecida Ferreira; da Especialista Em Educação Especial e pessoa com autismo Eunice Pereira; da psicóloga e mãe atípica Anna Luiza Senra Morais; do procurador-geral do Município, Dr. Juliano Venâncio da Silva; do Presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Laelson de Lima; do Coordenador da Educação Inclusiva, Marcelino Mota; do Diretor do SAAE, Dr. Geraldo Júnior dos Santos; do Vice-Prefeito, Joanes Bosco; dos Representantes da APAE, da ASAP, do Conselho Tutelar e dos pais de pessoas com autismo, dos interessados na questão do autismo, representantes das escolas do município, psicólogos e profissionais do CEMAE e dos Professores Apoio, Elias Isaías, Maria Cristina e Roberta Oliveira.
Convidou a Secretária da mesa diretora a fazer a leitura do Requerimento que deu origem à Audiência.
|
Resumo da Audiência Pública:
O presidente convidou para fazer uso da palavra, pelo prazo de até 10 minutos, o Promotor de Justiça da 2ª Promotoria de Lagoa da Prata Dr. Romero Solano De Oliveira Magalhães, que discorreu sobre o papel do Ministério Público para garantir os direitos da pessoa com autismo, destacando a importância dos poderes públicos municipais de discutirem as políticas públicas das pessoas no Espectro. Em seguida, convidou para fazer uso da palavra o jovem Luca Oliveira Machado, que falou sobre a importância do Professor Apoio na vida do autista. Após, foi dada a palavra pelo prazo de até 15 minutos, para Lourdes Modesto, coordenadora de atendimento, e Paula Delfino, psicóloga, ambas representando a APAE. Posteriormente, o presidente convidou para fazer o uso da palavra, pelo mesmo prazo, Ana Cláudia Celestino de Miranda, representando a ASAP. O Coordenador da Educação Inclusiva, Sr. Marcelino Mota, teve o prazo de até 10 minutos para expor suas argumentações sobre o tema. Em seguida, a Sra. Eunice Pereira realizou uma exposição do tema da audiência, pelo prazo de até 15 minutos, falando suas experiências pessoais, bem como a realidade do Município, tendo em vista que, além de ser uma pessoa com autismo, é também especialista em educação na área. Prosseguindo, foi dada a palavra, pelo prazo de até 15 minutos, à psicóloga Anna Luiza Senra Morais que expôs o ponto de vista de uma mãe atípica e falou sobre a necessidade de "cuidar de quem cuida". Por fim, o Prefeito Municipal Di Gianne de Oliveira Nunes, encerrou a fala da mesa ressaltando o papel do Executivo para garantir a efetivação dos direitos da pessoa com autismo.
|
Manifestação do público:
O presidente passou a palavra aos convidados presentes no auditório que quisessem explanar ou fazer perguntas sobre o tema pelo prazo de 3 minutos para cada convidado, embutido nesse prazo a resposta da respectiva autoridade. Iniciando-se pela senhora Tamara, representando pais de crianças com autismo, que relatou suas experiências pessoais com o espectro. Em seguida manifestou-se a senhora Eliana, psicóloga do CAPS - Centro de Atenção Psicossocial, que narrou suas vivências enquanto profissional. Manifestou-se ainda a Secretária de Educação, Adriana Aparecida Ferreira, que falou sobre o importante papel da secretaria de educação em relação ao tema. Após, a senhora Natália Bessas expressou como mãe de criança com autismo sobre a realidade das famílias que têm crianças diagnosticadas e precisam de políticas públicas voltadas a elas. Por fim, manifestou-se a Secretária de Saúde, Sabrina Elen de Novaes, discorrendo sobre o papel da secretaria de saúde no tratamento de pessoas com autismo.
|
Manifestação da Mesa e Convidados:
O presidente passou a palavra aos Vereadores. O prazo foi de 5 minutos para fazerem suas explanações sobre o tema. Manifestaram-se a vereadora Ana Ruth e o vereador João Pedro.
|