Abertura de sessão plenária:
O presidente, vereador Toninho da Laje, iniciou a audiência pública com o Tema Direitos do Idoso com a expressão "Há número legal, sob a proteção de Deus, declaro aberta a Audiência Pública. Estamos transmitindo nossa audiência por meio da Rádio Veredas FM e das páginas da Câmara Municipal no Facebook e no Youtube." Comunicou que a sessão estava sendo traduzida para a língua brasileira de sinais (Libras). Em seguida convidou para compor a mesa: O Deputado Estadual de Minas Gerais, Delegado Christiano Xavier; responsável pela Frente Parlamentar em Defesa dos direitos da Pessoa Idosa e Apoio e Fiscalização às ILPI's (Instituição de Longa Permanência para Idosos); O Prefeito, Di Gianne de Oliveira Nunes; O Vice-Prefeito do Município, Joanes Bosco; A Presidente do Serviço de Obras Sociais – SOS, Nádia Handan; O Coordenador do Lar São Vicente, Sérgio Murilo dos Santos; O Coordenador do Movimento Saúde para Melhor Idade, Christian Freitas; A Professora de Educação Física do movimento Saúde pra Melhor Idade, Sabrina Menezes e o usuário dos serviços do Lar São Vicente, Sr. Manoel Israel Filho.
Após, o presidente registrou a presença dos Secretários Municipais; dos membros do Conselho do Idoso; dos membros do Movimento Saúde; dos usuários dos serviços do SOS e do Lar São Vicente e da associação dos Moradores do Bairro Santa Alexandrina.
Posteriormente, convidou os membros do Grupo de Dança gerontológica BELA FLOR para realizarem uma apresentação de dança.
Por fim, convidou a Secretária da mesa diretora a fazer a leitura do Requerimento que deu origem à Audiência.
|
Resumo da Audiência Pública:
O presidente convidou para fazer uso da palavra, pelo prazo de até 20 minutos, o Deputado Estadual de Minas Gerais, Delegado Christiano Xavier, responsável pela Frente Parlamentar em Defesa dos direitos da Pessoa Idosa e Apoio e Fiscalização às ILPI's (Instituição de Longa Permanência para Idosos). Em seguida, convidou para fazer uso da palavra, pelo prazo de até 5 minutos, a Presidente do Serviço de Obras Sociais – SOS, Nádia Handan. Após, foi dada a palavra pelo prazo de até 5 minutos, para o Coordenador do Lar São Vicente, Sérgio Murilo dos Santos. Posteriormente, o presidente convidou para fazer o uso da palavra, pelo mesmo prazo, o Coordenador do movimento Saúde para Melhor Idade, Christian Freitas. A Professora de Educação Física do movimento Saúde pra Melhor Idade, Sabrina Menezes, teve o prazo de até 5 minutos para expor suas argumentações sobre o tema. Em seguida, foi concedida a palavra ao usuário dos serviços do Lar São Vicente, Sr. Manoel Israel Filho, que optou por não utilizá-la. Prosseguindo, foi dada a palavra, pelo prazo de até 5 minutos, ao Vice-Prefeito do Município, Joanes Bosco. Por fim, o Prefeito Municipal Di Gianne de Oliveira Nunes, encerrou a fala da mesa pelo prazo de 10 minutos.
|
Manifestação do público:
O presidente passou a palavra aos convidados presentes no auditório que quisessem explanar ou fazer perguntas sobre o tema pelo prazo de 3 minutos para cada convidado, embutido nesse prazo a resposta da respectiva autoridade. Manifestaram-se os seguintes cidadãos: Roberto Madeira, membro do Conselho do Idoso; a senhora Roseni, usuária dos serviços de saúde do município; Luciana Doco, Presidente do Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa; Júlio Neto, voluntário do Serviço de Obras Sociais (SOS) e, por fim, a senhora Maria dos Anjos, integrante do Movimento Melhor Idade.
|
Manifestação da Mesa e Convidados:
O presidente passou a palavra aos Vereadores. O prazo foi de 5 minutos para fazerem suas explanações sobre o tema. Manifestaram-se os vereadores: Elias Motorista, Soninha, João Pedro, Ana Ruth, Mauro do Gás, Tuty da Borracharia e Toninho da Laje.
|