Abertura de sessão plenária:
O presidente, vereador Toninho da Laje, iniciou a audiência pública com o Tema Setor Agropecuário, com a expressão "Sob a proteção de Deus, declaro aberta a Audiência Pública. Boa noite vereadoras e vereadores, pessoas que estão nos ouvindo e assistindo em casa e demais pessoas presentes no plenário. Estamos transmitindo nossa audiência por meio da Rádio Veredas FM e da página da Câmara Municipal no Facebook e no Youtube. Comunico que nossa sessão está sendo traduzida para a língua brasileira de sinais (Libras)." Em seguida, o presidente solicitou aos senhores vereadores e demais pessoas presentes no plenário que, por favor, colocassem seus celulares no modo silencioso para evitar interferência na Audiência. Convidou para compor a mesa: o prefeito do município Di Gianne de Oliveira Nunes, o vice-prefeito Joanes Bosco, o ex deputado estadual Fabiano Tolentino, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Lagoa da Prata, Carlão; Tomaz de Aquino representante da Associção dos Produtores Rurais- APROR; Matheus Moraes presidente da Cooperativa Agropecuária ; e Ana Cláudia Fonseca de Melo secretária de desenvolvimento econômico. Registrou a presença dos secretários municipais do Meio Ambiente, da Educação, da Assistência Social e da Fazenda; o diretor do SAAE Hermano Fofão; Thiago Tumbum vice-prefeito de Santo Antônio do Monte; Roberto Moraes assessor do deputado federal Zé Silva ; Leanderson Araújo secretário executivo do CISICOM; Heloísa Helena Rezende; Sargento Leonardo representante da Companhia de Polícia Militar de Meio Ambiente; Armindo Neto representante da Pecuária da Alvoar; o representante do Sicoob União Centro-Oeste; os menbros da horta comunitária e os membros da Feira Livre. Por fim, convidou o artista Chanceller para apresentação do Hino Nacional Brasileiro.
|
Resumo da Audiência Pública:
O presidente solicitou à Secretária, Vereadora Soninha, que fizesse a leitura do Requerimento nº 172/2025 que deu origem à audiência. Logo após, convidou para fazer uso da palavra, pelo prazo de 5 minutos, o vereador João Pedro, coautor do requerimento que deu origem à audiência. Em seguida, o presidente convidou para fazer o uso da palavra pelo prazo de até 15 minutos o senhor Fabiano Tolentino apresentador do programa Campo e Negócio; convidou para fazer o uso da palavra pelo prazo de 5 minutos o Carlão do Sindicato Rural; o Tomaz de Aquino representante da APROR; o Matheus Moraes presidente da Cooperativa Agropecuária; o Joanes Bosco vice-prefeito; a Ana Cláudia Fonseca de Melo secretária de desenvolvimento e agricultura e por fim convidou o Di Gianne Nunes prefeito do Município para fazer o uso da palavra por 5 minutos.
|
Manifestação do público:
O presidente passou a palavra aos convidados presentes no Plenário que quisessem explanar ou fazer perguntas sobre o tema, pelo prazo de 3 minutos para cada convidado, embutida nesse prazo a resposta da respectiva autoridade. Iniciando-se pela senhora Heloísa Helena Rezende, presidente da APROR. Em seguida, manifestaram-se também o cidadão Armindo Neto da ALVOAR; Samantha da feira livre; Josiane da região dos Mirandas e Roberto Moraes assessor do deputado Zé Silva.
|
Manifestação da Mesa e Convidados:
O presidente passou a palavra aos Vereadores pelo prazo de 5 minutos para cada parlamentar fazer suas explanações sobre o tema, conforme ordem de solicitação. Manifestou-se a vereadora Soninha. Em seguida o vereador Elias Motorista fez perguntas para Ana Cláudia que as respondeu. Manifestaram-se ainda os vereadores: João Pedro, Tuty da Borracharia, Carla Andrade, Ana Ruth, Mauro do Gás e Janeany. Por fim, o presidente Toninho da Laje fez suas considerações finais.
|