Abertura de sessão plenária:
O presidente, vereador Toninho da Laje, iniciou a audiência pública com o tema Pela Instituição de uma Cultura de Paz em Nosso Município – Combate à Violência em Todas as Suas Formas - Segurança Pública, em Especial Pelas Vias Públicas da Cidade", com a expressão "Há número legal, sob a proteção de Deus, declaro aberta a Audiência Pública. Estamos transmitindo nossa audiência por meio da Rádio Tropical FM e por meio da página da câmara municipal no Facebook e no Youtube." Em seguida convidou para compor a mesa: O excelentíssimo Deputado Estadual, Professor Cleiton Oliveira; Representando o Executivo Municipal, o corregedor da Guarda-Civil Municipal, Sr. Uilian Douglas Goulart; o padre da paróquia São Carlos Borromeu, Padre Cássio; o pastor da Igreja Assembleia de Deus Ministério Missão, Pastor Jetro; Representando os vereadores mirins, a vereadora Raika Lima. Prosseguindo, registrou a presença delegado da polícia civil, comandante da Guarda-Civil municipal; Representantes das entidades socioassistenciais do município, secretários municipais, representantes das escolas do município, representantes da imprensa de Lagoa da Prata, representantes dos Conselhos Municipais. O delegado Ivan José Lopes chegou após o início da audiência e foi convidado a compor a mesa.
|
Resumo da Audiência Pública:
O presidente solicito à secretária, Vereadora Carol Castro, que fizesse a leitura do REQUERIMENTO Nº 87/2023, de sua autoria, que deu origem à audiência. Em seguida convidou para fazer uso da palavra, pelo prazo de 35 minutos, o Deputado Estadual, Professor Cleiton Oliveira para fazer a exposição inicial sobre o tema. Depois convidou o padre da paróquia São Carlos Borromeu, Padre Cássio Wagner, para fazer uso da palavra pelo prazo de 10 minutos. Em seguida convido ainda, para fazer uso da palavra pelo prazo de 10 minutos, o o pastor da Igreja Assembleia de Deus Ministério Missão, Pastor Jetro. Ambos falaram sobre o tema cultura de paz, evocando ensinamentos cristãos.
|
Manifestação do público:
O presidente passo a palavra aos convidados presentes no Plenário que quisessem explanar ou fazer perguntas sobre o tema, pelo prazo de 3 minutos para cada convidado, embutida nesse prazo a resposta da respectiva autoridade. Fizeram uso da palavra o cidadão Rodrigo Melo, a cidadã Luciana Castro, o guarda civil municipal Uilian Moura, a comandante da guarda-civil municipal Graciela Almeida.
|
Manifestação da Mesa e Convidados:
Após a manifestação do público, o presidente passou a palavra aos Vereadores e demais componentes da mesa pelo prazo de 5 minutos para cada para fazer suas explanações sobre o tema, conforme ordem de solicitação. Manifestaram-se o corregedor da guarda-civil, sr. Uilian Goulart, os vereadores Carol Castro, Sargento Washington, Hermano Fofão, Cici, Toninho da Laje, Soninha, a vereadora-mirin Raika Lima, a vereadora Lisa Miranda, o vereador Pavio e encerrou o delegado Ivan José Lopes com dados sobre a violência no município, comparando que a cidade tem índice de criminalidade menor que outras cidades da região.
|