Resumo (3ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 20ª Legislatura)

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Identificação Básica
Tipo de Sessão: Ordinária
Abertura: 10/02/2025 - 18:00
Encerramento: 10/02/2025 - 20:43



Conteúdo Multimídia



Mesa Diretora
Presidente: Toninho da Laje / Republicanos
Vice-Presidente: Janeany / MDB
Secretária: Soninha / Republicanos
Suplente de Secretário: João Pedro / PSD



Lista de Presença na Sessão
Ana Ruth / PSD
Carla Andrade / PL
Elias Motorista / PP
Janeany / MDB
João Pedro / PSD
Mauro do Gás / PP
Soninha / Republicanos
Toninho da Laje / Republicanos
Tuty da Borracharia / PSDB






Expedientes
Abertura de sessão plenária:

O presidente, vereador Toninho da Laje, iniciou a sessão com a expressão: "Há número legal, sob a proteção de Deus, declaro aberta a sessão. Estamos transmitindo nossa reunião por meio das páginas da câmara municipal no Facebook e no Youtube." Comunicou que a sessão estava sendo traduzida para a língua brasileira de sinais (Libras). Em seguida convidou todos a fazerem oração do Pai Nosso e ouvir o Hino Nacional Brasileiro.

Atas:

O Presidente colocou à disposição dos vereadores a ata da 2ª sessão ordinária. Deixou em apreciação a ata da 1ª sessão ordinária e da 3ª sessão extraordinária de 2025. Como não houve manifestação em contrário, declarou as atas em apreciação aprovadas.

Correspondências Recebidas:

O Presidente solicitou à secretária que realizasse a leitura do Relatório emitido pelos membros da Comissão Temporária para análise e fiscalização das obras do Cemitério Nas Mãos de Deus, o qual ficou à disposição dos vereadores em plenário; das decisões de arquivamento da 2ª Promotoria de Justiça de Lagoa da Prata, relativas aos Inquéritos Civis de nº 02.16.0372.0079714.2024-81 e nº 03.16.0372.0079719/2024-26; da comunicação de liberação de recursos de diversas emendas de deputados; do Ofício 99/2025 desta Casa em resposta ao requerimento nº 08/2025; e do Ofício da Secretaria Municipal de Saúde, cujos relatórios foram entregues aos vereadores na oportunidade.

Avisos:

O Presidente comunicou a todos que a Audiência Pública para apresentação da prestação de contas do 3º quadrimestre de 2024 da Secretaria Municipal de Saúde será realizada no dia 26 de fevereiro, quarta-feira, às 18 horas, no plenário desta Casa.




Matérias do Expediente
Matéria Ementa Resultado da Votação
1 - Requerimento nº 17 de 2025
Autor: Mauro do Gás
O Vereador infra-assinado, na forma regimental, requer a Vossa Excelência que seja enviado ofício ao Chefe do Poder Executivo Municipal, encaminhando o presente Requerimento que solicita ao Secretário de Obras e Urbanismo, Reginaldo Henrique Santos, que informe a esta Casa, se há possibilidade de se realizar recapeamento de toda pavimentação asfáltica da rua Samuel Bernardes, bem como realizar a devida pavimentação asfáltica desta mesma via nos trechos entre a Avenida Brasil e rua Alexandre Bernardes Júnior e ainda entre as ruas Dona Maria Martins de Abreu e Antônio Cornélio de Oliveira, no bairro Marília, nesta cidade.


Obs.: Apresentação do requerimento em plenário.
Matéria lida

Obs.: O presidente determinou o encaminhamento do requerimento ao Executivo Municipal.
2 - Requerimento nº 18 de 2025
Autor: Soninha
A Vereadora infra-assinada, na forma regimental, requer a Vossa Excelência que se envie ofício ao Chefe do Poder Executivo Municipal encaminhando o presente Requerimento, que solicita ao Secretário Municipal de Obras e Urbanismo, Reginaldo Henrique dos Santos, que informe a esta Casa, se há previsão para a pavimentação asfáltica de um trecho da Rua José Bernardes Lobato, compreendido entre a Rua Manoel Pena e a Rua Sete de Setembro, na área central da cidade.


Obs.: Apresentação do requerimento em plenário.
Matéria lida

Obs.: O presidente determinou o encaminhamento do requerimento ao Executivo Municipal.
3 - Requerimento nº 19 de 2025
Autor: Elias Motorista
O Vereador infra-assinado, na forma regimental, requer a Vossa Excelência que seja enviado ofício ao Chefe do Poder Executivo Municipal, encaminhando o presente Requerimento, solicitando à Secretária Municipal de Saúde, bem como ao Secretário Municipal de Administração e Governo, e demais setores competentes, que informem a esta Casa se há previsão por parte da Administração Pública Municipal para a instalação de dispositivo eletrônico que permite o pagamento automático de pedágio, como por exemplo, as TAG’s eletrônicas, nos veículos oficiais do Município, prioritariamente, os veículos utilizados para o transporte de pacientes fora do domicílio.


Obs.: Apresentação do requerimento em plenário.
Matéria lida

Obs.: O presidente determinou o encaminhamento do requerimento ao Executivo Municipal.
4 - Requerimento nº 20 de 2025
Autores:
A Vereadora infra-assinada, na forma regimental, requer a Vossa Excelência que se envie ofício ao Chefe do Poder Executivo Municipal encaminhando o presente Requerimento, que solicita ao Secretário Municipal de Administração e Governo, que informe a esta Casa, se há previsão para a realização de Concurso Público para ocupação dos cargos públicos de provimento efetivo da Administração Direta ainda neste ano de 2025. Se já houver referida previsão, que informe toda programação, vagas a serem criadas e as prováveis datas para a realização do Concurso Público.


Obs.: Apresentação do requerimento em plenário.
Matéria lida

Obs.: O presidente determinou o encaminhamento do requerimento ao Executivo Municipal.
5 - Requerimento nº 21 de 2025
Autores:
O Vereador infra-assinado, na forma regimental, requer a Vossa Excelência que se envie ofício ao Chefe do Poder Executivo Municipal encaminhando o presente Requerimento, que solicita ao Secretário Municipal de Obras e Urbanismo, bem como ao Secretário Municipal de Transportes e Limpeza Pública, que informem a esta Casa, se há possibilidade de se realizar intervenções visando melhorar as condições de tráfego e segurança de uma ponte de madeira situada na estrada que dá acesso à Comunidade dos Mirandas, chegando no “Bar do Tõe Chicão”, neste Município. Que informe ainda, se há possibilidade de se realizar manutenção também na estrada que dá acesso à referida ponte.


Obs.: Apresentação do requerimento em plenário.
Matéria lida

Obs.: O presidente determinou o encaminhamento do requerimento ao Executivo Municipal.
6 - Requerimento nº 22 de 2025
Autor: Toninho da Laje
O Vereador infra-assinado, na forma regimental, requer a Vossa Excelência que seja enviado ofício ao Chefe do Poder Executivo Municipal, encaminhando o presente Requerimento, solicitando ao Secretário Municipal de Obras e Urbanismo, Reginaldo Henrique dos Santos, e aos demais órgãos e setores competentes, que informem a esta Casa a viabilidade de realização de estudo técnico e financeiro para a instalação de um sistema de drenagem pluvial na Praça Santa Alexandrina (Praça do Museu), especificamente na área situada atrás do Casarão, em frente às residências de números 103 e 115.


Obs.: Apresentação do requerimento em plenário.
Matéria lida

Obs.: O presidente determinou o encaminhamento do requerimento ao Executivo Municipal.
7 - Requerimento nº 23 de 2025
Autor: João Pedro
O Vereador infra-assinado, na forma regimental e consultado o Plenário, requer a Vossa Excelência que se envie ofício ao Chefe do Poder Executivo Municipal encaminhando o presente Requerimento, que solicita ao Secretário Municipal de Obras e Urbanismo, Reginaldo Henrique Santos, e aos demais setores competentes, que informem a esta Casa sobre a possibilidade de agilizar a realização de um estudo detalhado visando o aperfeiçoamento no funcionamento dos semáforos situados no cruzamento da Rua Bahia com a Av. José Bernardes Maciel, na área central da cidade. A proposta é que esses semáforos passem a operar em dois tempos, semelhante ao modelo já adotado na Avenida Brasil.


Obs.: Apresentação do requerimento em plenário.
Matéria lida

Obs.: O presidente determinou o encaminhamento do requerimento ao Executivo Municipal.
8 - Requerimento nº 24 de 2025
Autores: Ana Ruth, Carla Andrade, Elias Motorista, Janeany, João Pedro, Mauro do Gás, Soninha, Toninho da Laje, Tuty da Borracharia
Os Vereadores infra-assinados, na forma regimental, requerem a Vossa Excelência que se envie ofício ao Chefe do Poder Executivo Municipal encaminhando o presente Requerimento, que solicita ao Secretário Municipal de Obras e Urbanismo, bem como à Chefe do Setor de Habitação, que informem a esta Casa, consultando o Prefeito se for o caso, se há previsão para que o Município de Lagoa da Prata faça a adesão à Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social – ATHIS – visando a concretização de um  programa que oferecerá assistência técnica gratuita para famílias de baixa renda, para auxiliá-las na construção ou reforma de casas, por meio de projetos de arquitetura, urbanismo e engenharia.


Obs.: Apresentação do requerimento em plenário.
Matéria lida

Obs.: O presidente determinou o encaminhamento do requerimento ao Executivo Municipal.
9 - Indicação nº 7 de 2025
Autor: Ana Ruth
A Vereadora infra-assinada indica ao Executivo Municipal, na forma regimental, a necessidade de instalação de placas de sinalização e a realização de uma reforma de recuperação na área pública conhecida como Pracinha Triangular, localizada entre as ruas Prefeito Paulo Lobato, Noraldino Geraldo Rodrigues e Secundino Rodrigues, no Bairro Chico Miranda.


Obs.: Votação da indicação em plenário.
Aprovado
10 - Indicação nº 8 de 2025
Autor: Mauro do Gás
O Vereador infra-assinado indica ao Executivo Municipal, na forma regimental, a necessidade realizar pavimentação asfáltica na Avenida Brasil, nos trechos compreendidos entre as ruas Rufinho Rodolfo até a rua João Jafar.


Obs.: Votação da indicação em plenário.
Aprovado
11 - Indicação nº 9 de 2025
Autor: Mauro do Gás
O Vereador infra-assinado indica ao Executivo Municipal, na forma regimental, a necessidade de se colocar uma rotatória, com a respectiva e devida sinalização de trânsito, no cruzamento entre a Avenida Minas Gerais e a Rua João Jafar e Avenida Minas Gerais com rua Josino Francisco Vidal, no bairro Maria Fernanda I.


Obs.: Votação da indicação em plenário.
Aprovado
12 - Indicação nº 10 de 2025
Autor: Elias Motorista
O Vereador infra-assinado indica ao Executivo Municipal, na forma regimental, a necessidade de se concretizar a reinstalação de uma rotatória no cruzamento da Av. José Bernardes Maciel com Rua Josino Francisco Vidal, bem como a implantação de sinalização vertical, com placas de “Pare” e “Dê a Preferência”, visando à melhoria da segurança viária.


Obs.: Votação da indicação em plenário.
Aprovado
13 - Indicação nº 11 de 2025
Autor: Janeany
A Vereadora infra-assinada indica ao Executivo Municipal, na forma regimental, a necessidade de se construir Passagem Elevada para Pedestres, com a devida sinalização de solo e com placas, em frente a todas as unidades educacionais do Município, tanto as públicas, quanto as particulares, visando a segurança para todos alunos, profissionais que lá atuam, bem como os pedestres em geral.


Obs.: Votação da indicação em plenário.
Aprovado
14 - Indicação nº 12 de 2025
Autor: Soninha
A Vereadora infra-assinada indica ao Executivo Municipal, na forma regimental, a necessidade de se identificar os ônibus que estão executando o serviço de transporte público gratuito no Município.


Obs.: Votação da indicação em plenário.
Aprovado
15 - Indicação nº 13 de 2025
Autor: Tuty da Borracharia
O Vereador infra-assinado indica ao Executivo Municipal, na forma regimental, a necessidade de se instalar redutores de velocidade na Av. Dona Maria Rita no trecho entre o número 306 até o número 782, no Bairro Santa Helena, nesta cidade.


Obs.: Votação da indicação em plenário.
Aprovado
16 - Indicação nº 14 de 2025
Autor: João Pedro
O Vereador infra-assinado indica ao Executivo Municipal, na forma regimental, a necessidade de se realizar obras de reforma na quadra de esportes do bairro Nossa Senhora das Graças, bem como a cobertura e revitalização da quadra do bairro Américo Silva, nesta cidade.


Obs.: Votação da indicação em plenário.
Aprovado
17 - Indicação nº 15 de 2025
Autor: João Pedro
O Vereador infra-assinado indica ao Executivo Municipal, na forma regimental, a necessidade de se realizar um estudo de viabilidade técnica e financeira para a instalação de uma rotatória no cruzamento da Rua das Acácias com a Avenida dos Ipês Amarelos, no bairro Coronel, próximo à Igreja Matriz Nossa Senhora do Guadalupe, nesta cidade.


Obs.: Votação da indicação em plenário.
Aprovado
18 - Projeto de Lei EM nº 15 de 2025
Autor: DI GIANNE DE OLIVEIRA NUNES - PREFEITO
Número de Protocolo: 41
Autoriza o Executivo Municipal a Abrir Crédito Suplementar ao Orçamento Vigente do Município de Lagoa da Prata no valor de R$ 421.238,94.


Obs.: Apresentação do projeto em plenário.
Matéria lida

Obs.: O Presidente encaminhou o Projeto às Comissões de Legislação, Justiça e Redação; e Finanças, Orçamento, Tomada de Contas, Obras e Serviços Públicos.
19 - Projeto de Lei EM nº 16 de 2025
Autor: DI GIANNE DE OLIVEIRA NUNES - PREFEITO
Número de Protocolo: 44
Autoriza o Executivo Municipal a Abrir Crédito Suplementar ao Orçamento Vigente do Município de Lagoa da Prata no valor de R$ 159.112,91.


Obs.: Apresentação do projeto em plenário.
Matéria lida

Obs.: O Presidente encaminhou o Projeto às Comissões de Legislação, Justiça e Redação; e Finanças, Orçamento, Tomada de Contas, Obras e Serviços Públicos.
20 - Projeto de Lei EM nº 17 de 2025
Autor: DI GIANNE DE OLIVEIRA NUNES - PREFEITO
Número de Protocolo: 46
Autoriza o Executivo Municipal a Abrir Crédito Suplementar ao Orçamento Vigente do Município de Lagoa da Prata no valor de R$ 5.026.565,00.


Obs.: Apresentação do projeto em plenário.
Matéria lida

Obs.: O Presidente encaminhou o Projeto às Comissões de Legislação, Justiça e Redação; e Finanças, Orçamento, Tomada de Contas, Obras e Serviços Públicos.
21 - Projeto de Lei EM nº 18 de 2025
Autor: DI GIANNE DE OLIVEIRA NUNES - PREFEITO
Autoriza o Executivo Municipal a Abrir Crédito Suplementar ao Orçamento Vigente do Município de Lagoa da Prata no valor de R$ 321.000,00.


Obs.: Apresentação do projeto em plenário.
Matéria lida

Obs.: O Presidente encaminhou o Projeto às Comissões de Legislação, Justiça e Redação; e Finanças, Orçamento, Tomada de Contas, Obras e Serviços Públicos.
22 - Projeto de Lei EM nº 19 de 2025
Autor: DI GIANNE DE OLIVEIRA NUNES - PREFEITO
Número de Protocolo: 48
Autoriza o Executivo Municipal a Abrir Crédito Suplementar ao Orçamento Vigente do Município de Lagoa da Prata no valor de R$ 200.000,00.


Obs.: Apresentação do projeto em plenário.
Matéria lida

Obs.: O Presidente encaminhou o Projeto às Comissões de Legislação, Justiça e Redação; e Finanças, Orçamento, Tomada de Contas, Obras e Serviços Públicos.
23 - Anteprojeto de Lei nº 2 de 2025
Autor: Ana Ruth
Autoriza o Poder Executivo do Município de Lagoa da Prata a transportar alunos que estudam em Cursos de Graduação ou Nível Técnico em Instituições de Ensino Superior, em Polos Estaduais ou Federais, nas hipóteses que menciona.


Obs.: Apresentação do anteprojeto em plenário.
Matéria lida

Obs.: Anteprojeto apresentado e aguardando discussão e votação únicas na próxima sessão ordinária.



Oradores do Expediente
Parlamentar
Discurso
Observação
1 - Ana Ruth

2 - Janeany

3 - Mauro do Gás

4 - Soninha

5 - João Pedro

6 - Tuty da Borracharia

7 - Carla Andrade

8 - Toninho da Laje

9 - Elias Motorista




Lista de Presença na Ordem do Dia
Ana Ruth / PSD
Carla Andrade / PL
Elias Motorista / PP
Janeany / MDB
João Pedro / PSD
Mauro do Gás / PP
Soninha / Republicanos
Toninho da Laje / Republicanos
Tuty da Borracharia / PSDB



Matérias da Ordem do Dia
Matéria Ementa Resultado da Votação
1 - Projeto de Lei Complementar - EM nº 1 de 2025
Autor: DI GIANNE DE OLIVEIRA NUNES - PREFEITO
Número de Protocolo: 6
Dispõe sobre a criação de cargo temporário de Professor Apoio e Dá Outras Providências.


Obs.: Discussão e Votação Únicas do Projeto.
Aprovado

Obs.: Não houve manifestação.
2 - Projeto de Lei EM nº 3 de 2025
Autor: DI GIANNE DE OLIVEIRA NUNES - PREFEITO
Número de Protocolo: 5
Altera a “Lei nº 1.299, de 01 de novembro de 2005” que Dispõe Sobre Contratação por Tempo Determinado, nos Termos do Artigo 37, IX, da Constituição Federal e Artigo 84, IX, da Lei Orgânica do Município, e dá Outras Providências.


Obs.: Discussão e Votação Únicas do Projeto.
Aprovado

Obs.: Não houve manifestação.
3 - Projeto de Lei EM nº 5 de 2025
Autor: DI GIANNE DE OLIVEIRA NUNES - PREFEITO
Número de Protocolo: 13
Projeto de Lei nº 05/2025-“Institui os Programas contínuos da Secretaria de Desportos, e dá outras providências”


Obs.: Discussão e Votação Únicas do Projeto.
Aprovado

Obs.: Não houve manifestação.
4 - Projeto de Lei EM nº 10 de 2025
Autor: DI GIANNE DE OLIVEIRA NUNES - PREFEITO
Número de Protocolo: 22
Autoriza o Executivo Municipal a Abrir Crédito Suplementar ao Orçamento Vigente do Município de Lagoa da Prata no valor de R$ 3.500.000,00.


Obs.: Discussão e Votação Únicas do Projeto.
Aprovado

Obs.: Não houve manifestação.
5 - Projeto de Lei EM nº 7 de 2025
Autor: DI GIANNE DE OLIVEIRA NUNES - PREFEITO
Número de Protocolo: 17
Projeto de Lei nº 07/2025-“Altera a “Lei nº 3.937, de 22 de dezembro de 2023”, que institui no Âmbito do Município de Lagoa da Prata o Programa Bolsa Atleta, Revoga a Lei nº 2.152/2013, Lei nº 2627/2015, Lei nº 3190/2019 e Lei nº 3.543/2021, e dá outras providências.”


Obs.: Discussão e Votação Únicas da Emenda ao Projeto.
Aprovado

Obs.: Não houve manifestação.
6 - Projeto de Lei EM nº 11 de 2025
Autor: DI GIANNE DE OLIVEIRA NUNES - PREFEITO
Número de Protocolo: 29
Autoriza o Executivo Municipal a Abrir Crédito Especial ao Orçamento Vigente do Município de Lagoa da Prata no valor de R$ 125.082,67.


Obs.: Leitura de pareceres das Comissões de Legislação, Justiça e Redação; de Finanças, Orçamento, Tomada de Contas, Obras e Serviços Públicos sobre o projeto.
Matéria lida

Obs.: Pareceres pela constitucionalidade e aprovação do Projeto, respectivamente.
7 - Projeto de Lei EM nº 12 de 2025
Autor: DI GIANNE DE OLIVEIRA NUNES - PREFEITO
Número de Protocolo: 32
Autoriza o Executivo Municipal a Abrir Crédito Suplementar ao Orçamento Vigente do Município de Lagoa da Prata no valor de R$ 70.000,00.


Obs.: Leitura de pareceres das Comissões de Legislação, Justiça e Redação; de Finanças, Orçamento, Tomada de Contas, Obras e Serviços Públicos sobre o projeto.
Matéria lida

Obs.: Pareceres pela constitucionalidade e aprovação do Projeto, respectivamente.
9 - Projeto de Lei EM nº 13 de 2025
Autor: DI GIANNE DE OLIVEIRA NUNES - PREFEITO
Número de Protocolo: 34
Autoriza doação de bens que menciona e dá outras providências.


Obs.: Leitura de pareceres das Comissões de Legislação, Justiça e Redação; de Finanças, Orçamento, Tomada de Contas, Obras e Serviços Públicos sobre o projeto.
Matéria lida

Obs.: Pareceres pela constitucionalidade e aprovação do Projeto, respectivamente.



Considerações Finais

O Presidente declarou encerrados os trabalhos e marcou uma SessãoOrdinária para segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025, às 18 horas, com a seguinte ordem do dia: discussão e votação únicas dos Projetos de Lei EM nº 7, 11, 12 e 13/2025; e do Anteprojeto nº 2/2025; leitura de pareceres.