10ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 20ª Legislatura


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Identificação Básica
Tipo de Sessão: Ordinária Abertura: 31/03/2025 - 18:00 Encerramento: 31/03/2025 - 20:41
Correspondências
Expedientes
Abertura de sessão plenária:

O presidente, vereador Toninho da Laje, iniciou a sessão com a expressão: "Há número legal, sob a proteção de Deus, declaro aberta a sessão. Estamos transmitindo nossa reunião por meio das páginas da câmara municipal no Facebook e no Youtube." Comunicou que a sessão estava sendo traduzida para a língua brasileira de sinais (Libras). Em seguida convidou todos a fazerem oração do Pai Nosso e ouvir o Hino Nacional Brasileiro.

Tribuna Popular:

Primeiramente, o Presidente convidou a senhora Maria Cristina Rabelo Pedrosa a fazer o uso da Tribuna Popular, pelo prazo de 10 minutos, para falar sobre: apresentação da campanha da fraternidade "fraternidade e ecologia integral". Após, convidou a senhora Regina Antônia de Abreu a fazer o uso da Tribuna Popular pelo mesmo prazo, para falar sobre: problemas ambientais vivenciados na comunidade de Lagoa da Prata.

Atas:

O Presidente colocou à disposição dos vereadores a ata da 10ª sessão extraordinária e da 9ª sessão ordinária. Deixou em apreciação as atas da 9ª sessão extraordinária e da 8ª ordinária. Como não houve manifestação em contrário, declarou as atas em apreciação aprovadas.

Correspondências Recebidas:

O Presidente solicitou à secretária que fizesse a leitura dos Ofícios nº 88 a 92/2025, em resposta, respectivamente, aos requerimentos nº 11, 35, 40, 48 e 50; do Ofício do Tribunal de Contas de Minas Gerais; do Convite do SOS; e dos e-mails do hospital São Carlos, cujos relatórios ficaram à disposição dos vereadores na Secretaria Desta Casa.

Avisos:

O Presidente comunicou a todos que o lançamento do Parlamento Jovem e da Escola do Legislativo ocorrerá amanhã, 1º de abril, no plenário da Câmara Municipal.

Matérias do Expediente
MatériaEmenta Situação
1 - Requerimento nº 64 de 2025
Processo: -
Autor: Ana Ruth
Turno:
A Vereadora infra-assinada, na forma regimental, requer a Vossa Excelência que seja enviado ofício ao Chefe do Poder Executivo Municipal, encaminhando o presente Requerimento, solicitando à Secretária Municipal de Educação, Adriana Aparecida Ferreira, e aos demais setores competentes que estudem a possibilidade de ampliar a Creche Tia Maria Olívia, localizada no bairro Chico Miranda, bem como a viabilidade de realização de uma permuta envolvendo o imóvel pertencente à Associação Comunitária dos Moradores do bairro Chico Miranda, situado ao lado da referida creche.


Obs.: Apresentação do requerimento em plenário.
Aguardando Apresentação em Plenário
2 - Requerimento nº 65 de 2025
Processo: -
Autor: Mauro do Gás
Turno:
O Vereador infra-assinado, na forma regimental, requer a Vossa Excelência que seja enviado ofício ao Chefe do Poder Executivo Municipal, encaminhando o presente Requerimento, solicitando aos setores competentes, em especial a Secretaria Municipal de Administração e Governo, que informem a esta Casa, se há viabilidade para a instalação de redes Wi-Fi gratuitas nos seguintes espaços públicos: Praia Municipal, Praça Coronel Carlos Bernardes (da Matriz de São Carlos Borromeu), Praça da Matriz de São Sebastião, Praça do Museu, Rua de Lazer, Praça Olinto Pinto Ribeiro (Praça do Cruzeiro), Praça da Igreja do Rosário, no Distrito de Martins Guimarães, bem como em outras áreas em que a Administração Municipal considerar pertinentes.


Obs.: Apresentação do requerimento em plenário.
Aguardando Apresentação em Plenário
3 - Requerimento nº 66 de 2025
Processo: -
Autor: Janeany
Turno:
A Vereadora infra-assinada, na forma regimental, requer a Vossa Excelência que se envie ofício ao Chefe do Poder Executivo Municipal encaminhando o presente Requerimento, que solicita ao Secretário Municipal de Administração e Governo, que envie a esta Casa, cópia do(s) documento(s) em que constam os cálculos da diferença pela equivalente remuneração a que os Servidores Públicos Municipais teriam direito nos últimos cinco anos, nos termos do Art. 19 da Lei Complementar Municipal nº 258/2023, incluindo tanto dos Servidores Aposentados, quanto dos Servidores que se encontram na ativa.


Obs.: Apresentação do requerimento em plenário.
Aguardando Apresentação em Plenário
4 - Requerimento nº 67 de 2025
Processo: -
Autor: Elias Motorista
Turno:
O Vereador infra-assinado, na forma regimental, requer a Vossa Excelência que seja enviado ofício ao Chefe do Poder Executivo Municipal, encaminhando o presente Requerimento, solicitando ao Secretário Municipal de Transportes e Limpeza Pública, bem como ao Secretário de Administração e Governo, que informem a esta Casa se há previsão para a realização de um Leilão para a alienação de diversos veículos, máquinas e implementos que se encontram inservíveis e estão depositados na garagem da Administração Pública Municipal ou em outras localidades. Que informem ainda, caso já exista a referida previsão, quais providências já foram tomadas para a concretização da alienação destes bens móveis inservíveis para o Município.


Obs.: Apresentação do requerimento em plenário.
Aguardando Apresentação em Plenário
5 - Requerimento nº 68 de 2025
Processo: -
Autor: João Pedro
Turno:
O Vereador infra-assinado, na forma regimental, requer a Vossa Excelência que seja enviado ofício ao Chefe do Poder Executivo Municipal, encaminhando o presente Requerimento ao Secretário Municipal de Obras e Urbanismo, Reginaldo Henrique dos Santos, e aos demais setores competentes, solicitando informações acerca da existência de projetos e da viabilidade para a realização de obras de pavimentação asfáltica em pontos estratégicos dos bairros Mangabeiras e Gomes, em nossa cidade.


Obs.: Apresentação do requerimento em plenário.
Aguardando Apresentação em Plenário
6 - Requerimento nº 69 de 2025
Processo: -
Autor: Toninho da Laje
Turno:
O Vereador infra-assinado, na forma regimental, requer a Vossa Excelência que seja enviado ofício ao Chefe do Poder Executivo Municipal, encaminhando o presente Requerimento, solicitando à Secretária Municipal de Saúde, Sabrina Elen de Novaes, a Secretária Municipal de Assistência Social, Amanda Talita Luis Lopes, e aos demais setores competentes, solicitando informações acerca da aplicabilidade da Lei Municipal nº 4.073, de 08 de novembro de 2024, de minha autoria, que trata da obrigatoriedade de fixação de placas informativas ou comunicados sobre a entrega legal para adoção, conforme estabelecido na Lei Nacional nº 13.509, de 22 de novembro de 2017.


Obs.: Apresentação do requerimento em plenário.
Apresentação em Plenário
7 - Indicação nº 27 de 2025
Processo: -
Autor: Ana Ruth
Turno:
A Vereadora infra-assinada, na forma regimental, indica ao Executivo Municipal, a necessidade de se executar obra para a iluminação da Rua Alexandrino Antônio de Oliveira, no Bairro Chico Miranda, entre a Rua João Bahia Azevedo até a Avenida Fernão Dias.


Obs.: Votação única da indicação em plenário.
Aguardando Apresentação em Plenário
8 - Indicação nº 28 de 2025
Processo: -
Autor: Ana Ruth
Turno:
A Vereadora infra-assinada na forma regimental, indica ao Executivo Municipal, a necessidade de se realizar uma intervenção para tapar o buraco na rotatória localizada entre as ruas Samuel Bernardes e Eurico dos Santos Ribeiro, no Bairro Marília.


Obs.: Votação única da indicação em plenário.
Aguardando Apresentação em Plenário
9 - Projeto de Lei EM nº 50 de 2025
Processo: -
Autor: DI GIANNE DE OLIVEIRA NUNES - PREFEITO
Turno:
Autoriza o Executivo Municipal a Abrir Crédito Suplementar ao Orçamento Vigente do Município de Lagoa da Prata no valor de R$ 500.000,00.


Obs.: Apresentação do projeto em plenário.
Aguardando Apresentação em Plenário
10 - Projeto de Lei EM nº 51 de 2025
Processo: -
Autor: DI GIANNE DE OLIVEIRA NUNES - PREFEITO
Turno:
Autoriza o Executivo Municipal a Abrir Crédito Especial ao Orçamento Vigente do Município de Lagoa da Prata no valor de R$ 66.000,00.


Obs.: Apresentação do projeto em plenário.
Aguardando Apresentação em Plenário
11 - Projeto de Lei EM nº 52 de 2025
Processo: -
Autor: DI GIANNE DE OLIVEIRA NUNES - PREFEITO
Turno:
Autoriza o Executivo Municipal a Abrir Crédito Suplementar ao Orçamento Vigente do Município de Lagoa da Prata no valor de R$ 38.000,00.


Obs.: Apresentação do projeto em plenário.
Aguardando Apresentação em Plenário
Matérias da Ordem do Dia
MatériaEmenta Situação
1 - Projeto de Lei Complementar - CM nº 1 de 2025
Processo: -
Autor: João Pedro
Turno:
Altera a “Lei Complementar nº 5, de 15 de julho de 1.991”, que Institui o Código de Posturas do Município de Lagoa da Prata.


Obs.: Discussão e votação únicas do projeto.
Aguardando Discussão e Votação Únicas
2 - Projeto de Lei EM nº 35 de 2025
Processo: -
Autor: DI GIANNE DE OLIVEIRA NUNES - PREFEITO
Turno:
Autoriza o Executivo Municipal a Conceder Subvenção Social à Entidade Que Menciona.


Obs.: Discussão e votação únicas do projeto, com o texto do substitutivo.
Aguardando Discussão e Votação Únicas
3 - Projeto de Lei EM nº 39 de 2025
Processo: -
Autor: DI GIANNE DE OLIVEIRA NUNES - PREFEITO
Turno:
Ratifica a 2ª Alteração Contratual Consolidada do Consórcio Intermunicipal do Serviço de Inspeção do Centro-Oeste Mineiro – CISICOM, autorizando o ingresso do Município de Lagoa da Prata-MG como consorciado e dá outras providências.


Obs.: Discussão e votação únicas do projeto.
Aguardando Discussão e Votação Únicas
4 - Projeto de Lei EM nº 40 de 2025
Processo: -
Autor: DI GIANNE DE OLIVEIRA NUNES - PREFEITO
Turno:
Autoriza o Poder Executivo do Município de Lagoa da Prata a fornecer transporte aos alunos que estudam em Cursos de Graduação ou Nível Técnico em Instituições de Ensino Estaduais ou Federais, nas hipóteses que menciona.


Obs.: Discussão e votação únicas do projeto.
Aguardando Discussão e Votação Únicas
5 - Anteprojeto de Lei Complementar nº 1 de 2025
Processo: -
Autor: Janeany
Turno:
Altera a “Lei Complementar Municipal nº 3, de 22 de maio de 1991” que Cria o Plano de Carreira do Servidor Público Civil da Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata e dá outras providências.


Obs.: Discussão e votação únicas do anteprojeto de lei complementar.
Aguardando Discussão e Votação Únicas
6 - Projeto de Lei EM nº 29 de 2025
Processo: -
Autor: DI GIANNE DE OLIVEIRA NUNES - PREFEITO
Turno:
Autoriza o Executivo Municipal a Abrir Crédito Suplementar ao Orçamento Vigente do Município de Lagoa da Prata no valor de R$ 430.000,00.


Obs.: Leitura de pareceres das Comissões de Legislação, Justiça e Redação; e Finanças, Orçamento, Tomada de Contas, Obras e Serviços Públicos sobre o projeto.
Aguardando Parecer
7 - Projeto de Lei EM nº 38 de 2025
Processo: -
Autor: DI GIANNE DE OLIVEIRA NUNES - PREFEITO
Turno:
Autoriza o Executivo Municipal a Abrir Crédito Suplementar ao Orçamento Vigente do Município de Lagoa da Prata no valor de R$ 147.776,99.


Obs.: Leitura de pareceres das Comissões de Legislação, Justiça e Redação; e Finanças, Orçamento, Tomada de Contas, Obras e Serviços Públicos sobre o projeto.
Aguardando Parecer
8 - Requerimento nº 70 de 2025
Processo: -
Autores: Soninha, Ana Ruth, Carla Andrade, Elias Motorista, Janeany, João Pedro, Mauro do Gás, Toninho da Laje, Tuty da Borracharia
Turno:
Servimo-nos do presente, com fundamento no Inciso I do Art. 115 e no Inciso I do Art. 141, ambos do Regimento Interno desta Casa, para requerer a alteração da Ordem do Dia, de forma a se adiar a leitura dos Pareceres sobre o Projeto de Lei EM nº 41/2025 que Autoriza o Executivo Municipal a desafetar e permutar bem público que menciona, para a próxima Sessão Ordinária, dia 7 de abril de 2025.


Obs.: Discussão e votação únicas do requerimento para adiamento da leitura de pareceres do Projeto de Lei EM nº 41/2025
Discussão e Votação Únicas
9 - Projeto de Lei EM nº 41 de 2025
Processo: -
Autor: DI GIANNE DE OLIVEIRA NUNES - PREFEITO
Turno:
Autoriza o Executivo Municipal a Desafetar e Permutar Bem Público que Menciona


Obs.: Leitura de pareceres das Comissões de Legislação, Justiça e Redação; e Finanças, Orçamento, Tomada de Contas, Obras e Serviços Públicos sobre o projeto.
Aguardando Parecer