26ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 20ª Legislatura


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Identificação Básica
Tipo de Sessão: Ordinária Abertura: 21/07/2025 - 18:00 Encerramento: 21/07/2025 - 21:21
Correspondências
Expedientes
Abertura de sessão plenária:

O presidente, vereador Toninho da Laje, iniciou a sessão com a expressão: "Há número legal, sob a proteção de Deus, declaro aberta a sessão. Estamos transmitindo nossa reunião por meio da Rádio Veredas e das páginas da Câmara Municipal no Facebook e no Youtube" Comunicou que a sessão estava sendo traduzida para a língua brasileira de sinais (Libras). Em seguida convidou todos a fazerem oração do Pai Nosso e ouvir o Hino Nacional Brasileiro.

Tribuna Popular:

O Presidente convidou o senhor Márcio da Silva Oliveira a fazer o uso da Tribuna Popular pelo prazo de 10 minutos, para falar sobre: Transporte com acessibilidade.

Atas:

O Presidente colocou à disposição dos vereadores a ata da 25ª sessão ordinária e da 15ª sessão extraordinária. Deixou em apreciação a ata da 24ª sessão ordinária e da 7ª audiência pública. Como não houve manifestação em contrário, declarou as atas em apreciação aprovadas.

Correspondências Recebidas:

O Presidente solicitou à secretária que fizesse a leitura do Ofício nº 16/2025 do Grupo Escoteiro Professora Sidônia.

Matérias do Expediente
MatériaEmenta Situação
1 - Requerimento nº 144 de 2025
Processo: -
Autor: Janeany
Turno:
A Vereadora infra-assinada, na forma regimental, requer a Vossa Excelência que se envie ofício ao Chefe do Poder Executivo Municipal, encaminhando o presente Requerimento, solicitando ao Secretário Municipal de Obras e Urbanismo, Reginaldo Henrique dos Santos, que informe sobre a viabilidade de realização da operação tapa-buracos na Rua Josino Francisco Vidal, no trecho compreendido entre os números 1041 a 1081.


Obs.: Apresentação do requerimento em plenário.
Aguardando Apresentação em Plenário
2 - Requerimento nº 145 de 2025
Processo: -
Autor: Carla Andrade
Turno:
A vereadora infra-assinada, na forma regimental, requer a Vossa Excelência que seja enviado ofício ao Chefe do Poder Executivo Municipal, encaminhando o presente Requerimento que solicita ao Secretário Municipal de Desportos, Rodrigo Lacerda Ramos, e aos demais setores competentes, que informem a esta Casa se há possibilidade de construção de uma pista de Pump Track e de implantação de uma pista oficial de atletismo no Município.


Obs.: Apresentação do requerimento em plenário.
Aguardando Apresentação em Plenário
3 - Requerimento nº 146 de 2025
Processo: -
Autor: Toninho da Laje
Turno:
Senhor Presidente, O Vereador infra-assinado, na forma regimental, requer a Vossa Excelência que seja enviado ofício ao Chefe do Poder Executivo Municipal, encaminhando o presente Requerimento, à Secretária Municipal de Educação, Adriana Aparecida Ferreira, e aos demais setores competentes, solicitando as informações, descritas a seguir, sobre o perfil dos estudantes da Escola Municipal Dr. Jacinto Campos II, e a efetividade da segurança no trajeto dos alunos até a quadra poliesportiva “Tio Totonho”, situada na Avenida Isabel de Castro, ao lado do SAAE, onde ocorrem as aulas de Educação Física: 1. O número total de alunos matriculados que estudam na Escola Dr. Jacinto Campos II; 2. A faixa etária dos estudantes; 3. Quantos alunos possuem diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou outros tipos de deficiência física, intelectual ou sensorial; 4. A existência ou não de profissionais de apoio escolar (cuidadores, monitores, assistentes) que acompanham esses estudantes no deslocamento até a quadra; 5. Quais medidas vêm sendo adotadas de forma contínua e efetiva para garantir a segurança no trajeto dos estudantes da referida escola até a quadra poliesportiva “Tio Totonho”; 6. A possibilidade de reavaliar a negativa anterior quanto à disponibilização de transporte escolar, considerando o perfil e a vulnerabilidade de parte significativa do corpo discente.


Obs.: Apresentação do requerimento em plenário.
Aguardando Apresentação em Plenário
4 - Requerimento nº 147 de 2025
Processo: -
Autores: Ana Ruth, João Pedro
Turno:
Senhor Presidente, Os Vereadores infra-assinados, na forma regimental, requerem a Vossa Excelência que seja enviado ofício ao Chefe do Poder Executivo Municipal, encaminhando o presente Requerimento que solicita à Secretária de Educação, Adriana Aparecida Ferreira, que informe a esta Casa o seguinte: 1 – Durante a tramitação do Projeto de Lei Complementar que criou os Cargos Temporários de Professor de Apoio para a Rede Municipal de Ensino, fora prometido por servidores da Secretaria de Educação que haveria curso de formação para os Professores de Apoio e também um acompanhamento e manutenção de uma formação constante. Questiona-se: quais os cursos foram oferecidos? Que nos envie informações quanto ao conteúdo aplicado, carga horária, quem participou, o aproveitamento de cada participante, bem como comprovante de frequência nos referidos cursos. 2 – Quantos alunos com laudo frequentam as escolas, CEMEIs e creches da Rede Municipal de Ensino? Quantos alunos ainda em investigação? 2.1 - Qual o critério para a distribuição destes alunos nas respectivas Unidades da Rede Municipal de Ensino? 2.2 - Quantos alunos com laudo podem ficar em cada sala de aula? 2.3 – Quantos alunos com laudo ficam sob a responsabilidade de um Professor de Apoio? Há um número limite? 3 – Que nos envie relatório com informações quanto à distribuição dos alunos com laudo nas Unidades da Rede Municipal de Ensino e de seus respectivos Professores de Apoio.


Obs.: Apresentação do requerimento em plenário.
Aguardando Apresentação em Plenário
5 - Requerimento nº 148 de 2025
Processo: -
Autor: João Pedro
Turno:
Senhor Presidente, O Vereador infra-assinado, na forma regimental, requer a Vossa Excelência que se envie ofício ao Chefe do Poder Executivo Municipal, encaminhando o presente Requerimento, ao Secretário Municipal de Meio Ambiente, Anderson Rodrigues Andrade, e ao Secretário de Transportes e Limpeza Urbana, Luiz da Silva Júnior, solicitando informações sobre a viabilidade de adoção de providências quanto a situações que vêm comprometendo a qualidade de vida dos moradores do bairro Rodolfo Pio. Dentre as principais demandas, destacam-se: • as constantes queimadas em terrenos baldios no bairro; • o excesso de poeira causado pelo tráfego de veículos pesados na via de acesso à usina e às margens do rio; • e o estado de abandono da pracinha local.


Obs.: Apresentação do requerimento em plenário.
Aguardando Apresentação em Plenário
6 - Projeto de Lei CM nº 13 de 2025
Processo: -
Autor: João Pedro
Turno:
Dá Nome à Rua L situada no Residencial Conquista, no Bairro Mangabeiras, no Município de Lagoa da Prata.


Obs.: Apresentação do projeto em plenário.
Aguardando Apresentação em Plenário
7 - Anteprojeto de Lei nº 9 de 2025
Processo: -
Autor: Mauro do Gás
Turno:
Institui o Programa Municipal de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar e Pequenos Agricultores no Município de Lagoa da Prata.


Obs.: Apresentação do Anteprojeto do plenário.
Aguardando Apresentação em Plenário
Matérias da Ordem do Dia
MatériaEmenta Situação
1 - Anteprojeto de Lei Complementar nº 4 de 2025
Processo: -
Autor: Elias Motorista
Turno:
Dispõe sobre a criação do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito – DEMUTRAN, na estrutura organizacional da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, da Administração Direta do Poder Executivo do Município de Lagoa da Prata do Estado de Minas Gerais.


Obs.: Discussão e votação únicas do Anteprojeto.
Aguardando Discussão e Votação Únicas
2 - Projeto de Lei EM nº 97 de 2025
Processo: -
Autor: DI GIANNE DE OLIVEIRA NUNES - PREFEITO
Turno:
Dispõe sobre as Diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária do Município de Lagoa da Prata para o exercício de 2026 e dá outras providências.


Obs.: Discussão e votação únicas das Emendas ao Projeto.
Aguardando Discussão e Votação Únicas de Emenda(s)
3 - Projeto de Lei EM nº 135 de 2025
Processo: -
Autor: DI GIANNE DE OLIVEIRA NUNES - PREFEITO
Turno:
Autoriza o Executivo Municipal a Abrir Crédito Suplementar ao Orçamento Vigente do Município de Lagoa da Prata no valor de R$ 551.859,00.


Obs.: Discussão e votação únicas do Projeto.
Aguardando Discussão e Votação Únicas
4 - Projeto de Lei EM nº 136 de 2025
Processo: -
Autor: DI GIANNE DE OLIVEIRA NUNES - PREFEITO
Turno:
Autoriza o Executivo Municipal a Abrir Crédito Suplementar ao Orçamento Vigente do Município de Lagoa da Prata no valor de R$ 180.000,00.


Obs.: Discussão e votação únicas do Projeto.
Aguardando Discussão e Votação Únicas
5 - Projeto de Lei EM nº 137 de 2025
Processo: -
Autor: DI GIANNE DE OLIVEIRA NUNES - PREFEITO
Turno:
Autoriza o Executivo Municipal a Conceder Subvenção Social à Entidade Que Menciona.


Obs.: Discussão e votação únicas do Projeto.
Aguardando Discussão e Votação Únicas
6 - Projeto de Lei CM nº 12 de 2025
Processo: -
Autor: João Pedro
Turno:
Declara de Utilidade Pública a ACELT – Associação de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Lagoa da Prata.


Obs.: Leitura de parecer da Comissão de Legislação, Justiça e Redação sobre o Projeto.
Aguardando Parecer
7 - Projeto de Resolução nº 6 de 2025
Processo: -
Autores: Janeany, Soninha, Toninho da Laje
Turno:
Altera o texto da “Resolução nº 899, de 24 de junho de 2025” que Dispõe sobre as regras gerais para o Programa Câmara Mirim na Câmara Municipal de Lagoa da Prata.


Obs.: Leitura de pareceres das Comissões de Legislação, Justiça e Redação; de Finanças, Orçamento, Tomada de Contas, Obras e Serviços Públicos sobre o Projeto.
Aguardando Parecer
8 - Projeto de Lei Complementar - EM nº 3 de 2025
Processo: -
Autor: DI GIANNE DE OLIVEIRA NUNES - PREFEITO
Turno:
Altera a Lei Complementar nº 291, de 12 de Fevereiro de 2025.


Obs.: Leitura de pareceres das Comissões de Legislação, Justiça e Redação; de Finanças, Orçamento, Tomada de Contas, Obras e Serviços Públicos e Educação, Saúde, Turismo, Meio Ambiente e Defesa dos Direitos Humanos sobre o Projeto.
Aguardando Parecer
9 - Projeto de Lei EM nº 139 de 2025
Processo: -
Autor: DI GIANNE DE OLIVEIRA NUNES - PREFEITO
Turno:
Autoriza o Município de Lagoa da Prata a fornecer leite em pó aos alunos da rede pública municipal para consumo em casa, como complemento nutricional e reforço da merenda escolar, e dá outras providências.


Obs.: Leitura de pareceres das Comissões de Legislação, Justiça e Redação; de Finanças, Orçamento, Tomada de Contas, Obras e Serviços Públicos e Educação, Saúde, Turismo, Meio Ambiente e Defesa dos Direitos Humanos sobre o Projeto.
Aguardando Parecer